You are currently viewing Máquinas virtuais: saiba o que são e qual a sua importância no mundo atual

Máquinas virtuais: saiba o que são e qual a sua importância no mundo atual

Você sabia que, atualmente, existem cerca de 4,4 zettabytes (ZiB) de dados armazenados no mundo? Segundo informações divulgadas no site da Forbes, a cada segundo são criados, aproximadamente, 1,7 megabytes de informação e esse volume de dados tende a aumentar a cada ano, tornando o seu armazenamento um desafio.

Com este crescimento desenfreado da produção de dados, as máquinas virtuais – tecnologia criada em meados dos anos 60 –, se tornaram uma excelente alternativa e grandes empresas e corporações já adotaram esse sistema.

O que são as máquinas virtuais e qual a sua origem?

As máquinas virtuais ou VMs, como geralmente são chamadas, basicamente, são computadores virtuais rodando em um mesmo computador físico. Na prática, isso significa que você pode ter, por exemplo, 10 ambientes virtuais com configurações e sistemas operacionais diferentes rodando em um único computador sem precisar ter, necessariamente, 10 computadores.

Máquinas virtuais: saiba o que são e qual a sua importância no mundo atual - Ecotelecom Vivo Empresas

Com isso, você pode otimizar o espaço da sua empresa e ainda garantir segurança e confiabilidade, já que, como os sistemas são independentes, se alguma vulnerabilidade atingir um dos ambientes, não irá, de forma alguma, interferir no outro, sendo estas as principais vantagens da virtualização.

Apesar do termo máquina virtual parecer novo, ele foi mencionado pela primeira vez no início dos anos 60. Entretanto, só se consolidou nos anos 70 quando, em 1972, a IBM, empresa multinacional de tecnologia, criou o hypervisor, o primeiro computador comercial capaz de executar, de forma simultânea, dois sistemas operacionais em um mesmo programa de controle.

Com os anos, essa tecnologia foi sendo deixada de lado e, só em 2005, os fabricantes de processadores voltaram os olhares para a melhora no processamento de seus hardwares, tornando assim mais fácil a implementação das máquinas virtuais. Hoje, as máquinas virtuais são amplamente utilizadas e são consideradas, cada vez mais, a realidade para o meio corporativo.

Como criar uma máquina virtual?

Com os diversos benefícios das VMs já apresentados anteriormente, se você ainda não trouxe essa tecnologia para a sua empresa, imagino que, agora, já queira implementar e começar a usufruir de todas as vantagens oferecidas. E é bem simples!

Para criar uma máquina virtual é necessário instalar software hypervisor, que será o responsável por gerenciar o hardware físico e distribuir os recursos como, por exemplo, processamento e conexão de rede entre as VMs.

Dessa forma, você poderá ter diversas máquinas virtuais, utilizando os recursos de memória, HD e conexão de rede, compartilhadas em um mesmo computador físico.

Máquinas virtuais: saiba o que são e qual a sua importância no mundo atual - Ecotelecom Vivo Empresas

Recuperação de dados em máquinas virtuais e servidores virtualizados

Com a adoção das máquinas virtuais e dos servidores virtualizados pelas empresas, aumentou também a necessidade de empresas especializadas em recuperação de dados de servidores virtualizados para atender a demanda do mercado. Hoje os problemas mais comuns em máquinas virtuais que causam perda de dados são:

· Erro humano;
· Falha mecânica nos equipamentos;
· Sistema operacional corrompido;
· SNAPSHOT inacessível;
· Exclusão de arquivos;
· Formatação da VM;
· Ataque hacker;

Concluindo

As máquinas virtuais são bons recursos para as empresas, sobretudo aquelas que atuam no universo de tecnologia. Tais recursos facilitam o dia a dia e tornam o ambiente de trabalho mais seguro.

– É fácil de instalar.
-Pode ser replicada em outros computadores facilmente.-Você pode ter dois sistemas operacionais diferentes – e se beneficiar dos programas disponíveis para cada um.
-Faz cópias de segurança automaticamente.
-É mais indicado instalar as máquinas virtuais em um servidor em nuvem devido à escalabilidade do serviço.
-Máquinas virtuais são ótimos ambientes para testes, pois não interferem no ambiente hospedeiro.
-São bastante indicadas para empresas de desenvolvimento de software.
-Se houver alguma falha dentro de uma máquina virtual, esse problema não impactará o host.
-É possível usar as VM’s para fazer backups.
-Basta configurá-las uma vez para que equipes inteiras possam usar.

Após saber mais sobre máquinas virtuais, analise o seu modelo de negócio e veja se os benefícios aqui listados irão facilitar o dia a dia da sua empresa. Depois disso, basta contratar o sistema e aproveitar as vantagens oferecidas!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.