Celular clonado: quem é o culpado por esse transtorno?

Celular clonado: quem é o culpado por esse transtorno?

Muitas pessoas acham que é raro ter celulares clonados. No entanto, à medida em que as novas tecnologias vão sendo agregadas aos dispositivos, novas técnicas fraudulentas passam a ser realizadas. Então se você está sendo procurado por números desconhecidos ou se o valor da sua fatura está incompatível com o uso do seu aparelho, pode ser que você esteja utilizando um celular clonado.

Basicamente, quando um falsário clona uma linha móvel, ele faz uma cópia fiel da original e compartilha o mesmo número de identificação e o número de discagem. Dessa forma, ele faz uso do celular sem ter preocupações com a conta, já que essa vai chegar apenas para o verdadeiro dono da linha.

Então, se você não deseja ser vítima de um golpe como este, confira, a seguir, como ele acontece e o que fazer para evitar que seu celular seja clonado. Boa leitura!

Como acontece esse crime e quem é o responsável?

Os criminosos buscam fazer a clonagem de aparelhos que fazem uso da tecnologia CDMA, ou seja, daqueles que contam com números eletrônicos de identificação. Assim, por meio de um scanner, a linha do celular que está ligado passa a ser identificada e as informações desse aparelho são copiadas.

Já em casos de aparelhos GSM — os quais possuem número de identificação internacional de aparelho móvel (IMEI) — o criminoso só consegue fazer a clonagem por meio da cópia do cartão SIM, visto que as informações ficam registradas no dispositivo.

Há casos em que as pessoas só percebem que tiveram seus celulares clonados assim que recebem uma conta extremamente fora do normal por conta dos gastos altíssimos com acesso à internet e ligações, os quais foram causados pelo “clone” do celular original.

Como o consumidor pode se prevenir de futuros transtornos?

Se você não deseja ser mais uma vítima de tais golpes, confira alguns métodos que devem ser adotados para evitar essa clonagem no seu aparelho:

Utilize um aparelho com tecnologia mais avançada

É bem mais fácil clonar celulares mais antigos, já que ainda possuem tecnologia CDMA. Os aparelhos mais modernos, por serem identificados pelo IMEI, dificultam a ação dos criminosos, uma vez que eles só podem clonar o aparelho por meio do cartão SIM.

Está precisando de um novo plano de Internet Móvel com Voz Ilimitada + Internet Sem Bloqueio? Use os Apps WhatsApp, Easy Taxi, Wazer e Cabify sem descontar da franquia.

Somente na Ecotelecom você tem um plano empresarial de internet móvel + aparelho que cabe no seu bolso, por apenas R$ 44,90 mês + parcela do aparelho. Clique no banner abaixo e saiba mais detalhes sobre o plano.

Planos de Internet Movel Vivo Empresas Ecotelecom

Celular clonado: quem é o culpado por esse transtorno?

Não responda ligações e SMS suspeitos

Apesar da dificuldade em clonar celulares GSM, os falsários desenvolveram métodos de fazê-lo. Eles enviam mensagens SMS pedindo ao usuário que cliquem em um link para fazer atualização do dispositivo ou então ligam fingindo ser um profissional da operadora. Então, ao receber mensagens ou ligações desse tipo, anote o nome do atendente e diga que ligará mais tarde para a operadora.

Conserte o seu celular apenas em lojas autorizadas

Leve seu aparelho para ser consertado apenas em lojas que são autorizadas pelos fabricantes ou em locais confiáveis que você já conheça. Caso você leve para qualquer loja, existe a chance de que o seu celular seja clonado, seja pela cópia do cartão SIM, seja por um scanner.

Tome cuidado em aeroportos e rodoviárias

Os aparelhos, nesses locais, normalmente vão entrar em modo “roaming”, ou seja, a comunicação vai acontecer por meio de ondas FM não criptografadas, facilitando a ação dos criminosos. A dica é manter o aparelho em modo avião ou desligado.

Como identificar os sinais de que está sendo clonado?

Alguns sinais indicam que o telefone móvel foi clonado, tais como:

  • cobranças indevidas das operadoras;
  • recebimento de SMS com confirmações de compras;
  • amigos afirmando que falaram com alguém desconhecido ao discar o seu número;
  • recebimento constante de ligações vindas de diversos DDDs diferentes;
  • dificuldade para receber ligações ou para finalizá-las.

Como proceder no caso de ser vítima desse golpe?

Caso desconfie que está utilizando um celular clonado, ao identificar alguns dos sinais apresentados, ligue imediatamente para a sua operadora, solicitando o bloqueio da linha.

Não se esqueça de anotar o nome do atendente, protocolo da ligação, data e horário. Em seguida, faça um Boletim de Ocorrência, pois é importante que as autoridades possam agir a fim de combater esse tipo de crime.

E aí, o que achou deste post? Gostou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe a informação para que seus amigos possam se proteger dessa fraude também!

Confira agora mesmo todos os nossos planos de Internet Móvel + Aparelho, clique no botão abaixo e saiba mais detalhes !Planos de Internet Movel Vivo Empresas Ecotelecom

Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Solução em TI e Cloud.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu