É cada vez maior o número de aparelhos celulares (Dispositivos Móveis) no mundo. Só no Brasil, existem 230 milhões de smartphones (Mobile) em uso, de acordo com a 30ª edição da Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Além disso, o acesso democratizado à internet tem aumentado, sobretudo no mobile (celulares dispositivos). E o que isso implica para as empresas? Mais oportunidades de negócios!
Uma coisa é certa: os dispositivos móveis ocupam um lugar consolidado na vida das pessoas. É muito difícil imaginar o mundo que vivemos sem celulares, sobretudo sem esse acesso fácil e rápido a informações. Inclusive, tal realidade pede uma nova maneira de olhar para o mercado e para as relações comerciais.
Para entender esse cenário, é importante conhecer o conceito chamado de mobile only (ou dispositivos móveis apenas, na tradução livre).
Isso quer dizer que criar conteúdo, promoções e interações para celulares passou a ser prioridade para empresas de diferentes tamanhos e setores. Ou seja, os smartphones (dispositivos móveis) aparecem primeiro na lista de prioridades, à frente de desktops ou outras mídias.
Funciona como um efeito cascata. Pense bem: onde as pessoas estão? Qual dispositivo acessam mais? Portanto, faz todo o sentido concentrar esforços nesse canal. Certamente há mais oportunidades de negócio.
De acordo com um relatório divulgado pela Ebit/Nielsen, mais de 42,8% das vendas em e-commerce foram feitas por celular somente no mês de janeiro de 2019. Isso porque o aparelho garante ao consumidor acesso livre e rápido ao que quiser. Ou seja, pode comprar um produto a qualquer hora e em qualquer lugar.
De acordo com dados do site Search Engine Watch, cerca de 80% das buscas feitas por celulares acabam em compra. Ou seja, criar uma loja virtual é um requisito fundamental para fazer o seu negócio ter mais chances de crescer e vender.
No entanto, além de abri-la, é preciso garantir que esteja otimizada para o mobile.
Como deve ser a sua loja virtual na era mobile
Mas como otimizar o seu site para smartphones? O que isso significa na era mobile? Otimizar nada mais é do que oferecer a melhor experiência para o usuário. Para isso, criamos abaixo o “mapa da era mobile”, com dicas essenciais para quem deseja moldar a empresa a esse cenário. Basta seguir os passos e dar boas-vindas aos novos clientes!
Passo a passo
1 – Design: é essencial que o seu site seja pensado para o mobile (celulares dispositivos) ou então que seja responsivo (ou seja, funcione em diferentes dispositivos, sem perder qualidade em nenhum deles).
2 – Menu: opte por um menu mais curto, com categorias separadas. Informações em excesso podem atrapalhar a navegação.
3 – Acesso: precisa ser rápido, sobretudo na página principal (o cliente deve conseguir voltar para a homepage de onde estiver. Ou seja, o botão precisa ser visível e acessível).
4 – Busca: o campo deve ser visível e estar em destaque.
5 – Investir em buscas inteligentes: deve haver funções como completar a frase automaticamente e correção de erros de ortografia (para tornar o processo mais rápido e evitar desistências).
6 – Implementação de filtros: é essencial na busca, principalmente para facilitar a vida do consumidor.
7 – Conteúdo e design: devem estar alinhados com a versão do site para desktop. Assim, tem-se uma identidade visual.
8 – Facilidades: permitir a compra como visitante e oferecer benefícios ao se cadastrar na página.
9 – Cadastro: para tornar a experiência mais simples, ofereça o login social (por meio de plataformas como Facebook e Google).
10 – Clareza: tenha claras as informações de endereço e dados pessoais para que o consumidor não se confunda e preencha dados errados em algum dos campos.
11 – Conteúdo: ofereça um conteúdo que o consumidor tenha acesso fácil às informações sem precisar usar o zoom para ler alguma coisa.
12 – Imagens: ofereça a opção de aumentar as imagens dos produtos que serão visualizados para a compra. Tudo isso melhora o acesso do consumidor e a sua experiência de compra, favorecendo as vendas e o negócio.
Tendência real oficial
Essa mudança, que já está no nosso presente, nos leva cada vez mais rápido para um novo caminho: a transição da era do mobile only. Nesse cenário, os usuários usam apenas os celulares (dispositivos móveis) para acessar a internet.
Diante desse contexto atual, que deve movimentar cerca de 103 bilhões em 2020, de acordo com a pesquisa Perfil do Consumidor Online, feita pelo Paypal, ter um conteúdo otimizado para essa plataforma é fundamental. E o resultado disso tudo? Crescimento e sucesso para a sua empresa.
Sobre a Ecotelecom: Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo Fibra, Link Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e Notebooks, Internet Móvel e também Office 365
Pingback: Marketing Digital: As melhores ferramentas para multiplicar as vendas