You are currently viewing Virtualização de servidores: entenda o que é e como funciona!

Virtualização de servidores: entenda o que é e como funciona!

A virtualização de servidores deixou de ser tendência para ser uma realidade em diversos setores, sejam eles envolvidos ou não com a área de tecnologia.

Isso porque um sistema chamado Hypersivor divide os recursos de um servidor físico em diversos servidores virtuais, permitindo executar sistemas operacionais simultaneamente e independentes entre si, no mesmo hardware físico.

tecnologia trouxe uma série de facilidades para o setor de TI, representando, entre outros benefícios, economia de recursos.

Este post lhe mostrará como a virtualização de servidores funciona.

Conceito de virtualização de servidores

Em um servidor físico, é instalado o sistema operacional Hypervisor, que simula em cada divisão do hardware um novo hardware, que é chamado de máquina virtual.

Saiba os detalhes neste passo a passo:

Aquisição do servidor

O primeiro passo para a virtualização é adquirir o servidor físico com recursos de CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões SAN.

Em vez de ter vários servidores de pequeno porte para diversas aplicações, recomenda-se investir em um servidor de maior porte e compartilhar os recursos entre os servidores virtuais, conforme a demanda.

Instalação do Hypervisor

O Hypervisor, sistema operacional básico com capacidade de dividir o hardware em pequenas partes, é instalado no servidor físico.

Lembre-se: quanto menor o espaço em disco e a memória usada por esse sistema, menor a chance de ter problemas de código e parada para manutenção também.

>>TI híbrida: saiba mais sobre esse conceito e seus benefícios<<Virtualização de servidores: entenda o que é e como funciona - Ecotelecom

Criação de máquinas virtuais

O Hypervisor simula as chamadas máquinas virtuais dentro de cada subdivisão do hardware. O sistema operacional armazena os discos, enquanto a CPU e memória são alocadas de acordo com a necessidade.

Cada fração do servidor original pode ter uma máquina virtual com capacidade diferente: mais memória, mais processador e mais espaço em disco.

Sistemas operacionais mais avançados permitem, inclusive, dividir o tráfego e priorizá-lo conforme a máquina virtual.

Instalação do sistema operacional nas máquinas virtuais

Cada máquina virtual pode receber um sistema operacional diferente e cada um estará isolado dos demais, enxergando apenas os recursos que lhe foram dedicados, comportando-se como se estivesse em uma máquina física comum.

O Hypervisor é o responsável por distribuir os recursos entre “fatias”, sendo que alguns deles podem ser alocados em maior quantidade do que existe.

Ou seja, o over provisioning permite que um servidor com 10 GB, por exemplo, possa ter 7 máquinas virtuais de 2GB de memória cada, desde que elas não utilizem todo o recurso ao mesmo tempo.

Isso garante que, nas situações de disputa, algumas máquinas tenham maior prioridade de execução.

Conexão a uma SAN

As máquinas virtuais ficam em um local de armazenamento compartilhado entre os servidores, uma Storage Area Network (SAN) — a SAN virtual é chamada de VSAN.

Manter os discos reunidos em um único local facilita o gerenciamento, além de distribuir o desempenho de maneira mais uniforme e definir prioridades entre as máquinas virtuais.

Manutenção dos servidores

A Storage possibilita que as máquinas virtuais sejam desligadas de um servidor e ligadas em outro sem a necessidade de reinstalar o sistema operacional e aplicativos ou copiar arquivos entre os servidores físicos.

O recurso chamado de vMotion, Live Migration ou Xen Motion — de acordo com o fabricante do Hypervisor — possibilita a manutenção de um servidor sem parada (downtime) do ambiente.

Crescimento do ambiente

Se for necessário crescer o ambiente, basta adicionar mais servidores ou espaço de Storage. Enquanto o servidor físico adiciona mais poder de processamento, memória e conectividade com a rede, mais discos de Storage representam mais espaço em disco e mais performance de IOPS.

>>5 dicas para otimizar o uso da internet na empresa<<

Resiliência contra quebras

Um processo chamado High Avaliability (HA), quando devidamente configurado, permite que as máquinas virtuais sejam acessadas e ligadas em outros servidores.

Isso significa que, em caso de quebra de um servidor físico, as máquinas virtuais voltam ao trabalho em poucos minutos.

Diante de tantas facilidades fica evidente que a virtualização de servidores é um excelente recurso tecnológico, permitindo integrar, em um só equipamento, diversas máquinas configuradas de acordo com a necessidade da organização.

Vimos que acompanhar as inovações tecnológicas é imprescindível para a competitividade no mercado, então siga a Ecotelecom no FacebookLinkedIn e YouTube e tenha acesso a conteúdos relevantes para o seu negócio!

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.