Problemas no serviço de telefonia, onde reclamar?

Da mesma maneira que os serviços de telefonia evoluíram, também aumentaram as reclamações por conta de inúmeros problemas que afetam os usuários diariamente.

Seja em razão de uma cobrança indevida de uma linha que não funciona adequadamente, de um aparelho com falhas, seja por causa de várias obrigações das operadoras não cumpridas à risca, os consumidores geralmente precisam ir atrás dos seus direitos.

No entanto, no momento de reclamar sobre o serviço de telefonia, você saberia qual o melhor caminho a seguir? É o que mostraremos neste post. Venha conosco e não perca tempo!

Conheça os principais motivos de reclamações  

No vasto rol das reclamações em relação aos serviços de telefonia, destacam-se a telefonia móvel pós-paga, o pacote de serviços, também conhecido como combo, e a TV por assinatura.

A maior parte é referente a cobrança por serviço não contratado, oferta não cumprida ou publicidade enganosa. Atualmente, os serviços de telecomunicações lideram o ranking de reclamações nos Procons, atingindo 29% dos 2,46 milhões de queixas registradas em 2017 no Brasil.

Agora, caso você esteja passando por alguma dificuldade com a sua operadora, vamos elencar canais ou locais onde suas reclamações podem ser solucionadas.

Procure seu consultor 

A primeira dica ao se sentir lesado pelo serviço de telefonia é procurar o consultor da sua operadora. Afinal, o profissional poderá solucionar a pendência rapidamente, evitando desgastes e até mesmo perda de tempo.

Por isso, antes de qualquer atitude mais pontual, ligue para o seu consultor ou faça uma visita ao local de fechamento do plano.

Certamente, o consultor poderá resolver a demanda de uma maneira pacífica e tranquila para ambas as partes, mantendo o bom relacionamento e também a fidelidade com a operadora da sua escolha.

Entre em contato com a Anatel 

Caso a conversa com o seu consultor não traga bons resultados, a orientação é fazer a reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A dica é esperar cinco dias úteis antes de acionar a Anatel.

Após registrar a queixa na empresa, tendo o número do protocolo em mãos, você poderá ligar no telefone 1331 ou 1332, este último no caso de pessoas com deficiência auditiva ou de fala.

A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Outra opção é acessar o site da Anatel e clicar no botão fale conosco, onde o consumidor poderá reclamar, denunciar ou até mesmo se manter informado sobre os seus direitos e deveres.

Busque o Procon  

Outro órgão de defesa do consumidor que frequentemente soluciona pendências com o serviço de telefonia é o Procon.

Existente em quase todas as cidades brasileiras, o local possui advogados especializados nas causas. O atendimento é gratuito e geralmente tem bons resultados nas negociações.

Reclame aqui 

O consumidor também poderá encontrar uma alternativa para a sua pendência no Reclame aqui, um site especializado em ranquear as melhores empresas em diferentes ramos da economia e também as que apresentam maior índice de reclamações.

Dessa maneira, você poderá descrever a sua queixa, contando a história, fato que influenciará negativamente na avaliação da empresa, ou seja, outros clientes ficarão mais atentos quanto ao serviço de telefonia em questão.

Portanto, faça valer o seu direito de consumidor e busque sempre a melhor solução para as suas reclamações. Com isso, certamente a qualidade das operadoras melhorará consideravelmente ao longo dos anos.

E você, já teve problemas com a sua operadora? Deixe aqui o seu comentário e participe do debate conosco!