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Gestão de fornecedores de serviços: 5 dicas para fazer com excelência

É muito difícil pensar em uma empresa que funcione sem fornecedor, certo? Ou ele presta algum serviço importante para um produto ser vendido ou fornece a própria matéria-prima. Desse modo, não vai adiantar muito ter uma boa estratégia de produção se o fornecedor gerar danos ao produto ou entregar a embalagem com atraso.

Pode-se dizer, considerando esses aspectos, que o fornecedor está no coração de qualquer negócio. Logo, uma boa gestão de fornecedores de serviços se torna fundamental para garantir sucesso e boas vendas.

Pensando em ajudar você nesse quesito, preparamos uma lista com cinco dicas para facilitar a sua gestão de fornecedores. Confira e boa leitura!

1. Defina as suas necessidades com relação à compra

A gestão de fornecedores se inicia antes mesmo de começar uma pesquisa de mercado. É importante, então, ter um planejamento eficiente. Assim, o primeiro passo é definir os objetivos da empresa e as exigências de matéria-prima para atender à qualidade desejada pelos clientes.

Tendo as metas, os objetivos e os requisitos necessários para os processos, é possível criar um plano eficiente e conhecer as reais necessidades do seu negócio.

Sabendo quais são os produtos específicos e os serviços necessários para atender aos pedidos, será mais fácil encontrar o fornecedor mais adequado para as demandas.

2. Mantenha a agenda atualizada para ter boa gestão de fornecedores de serviços

A fiscalização das entregas deve fazer parte do trabalho de gestão de fornecedores a fim de garantir que todos os pedidos estejam em dia. Para tanto, é essencial ter uma agenda atualizada, na qual todos os pedidos devem ser anotados e, é claro, as datas previstas.

Assim, consegue-se notificar os fornecedores caso haja atraso ou adiantamento sem aviso. Pode ser que o carregamento que chega à empresa esteja em uma filial ou que o pedido seja levado para outra empresa.

Isso significa que é possível perguntar o motivo ao fornecedor, já que existirá um controle  e um acompanhamento de todos os processos.

3. Entenda o custo e o valor de toda a cadeia

É necessário estar atento a todas as informações para ter noção do valor do seu negócio. Não encare a sua empresa como um ser isolado, pois ela faz parte de um ecossistema que está relacionado ao produto.

Então, para gerir bem um negócio e poder fazer uma boa negociação com os seus fornecedores, é importante entender o valor de toda a cadeia, desde a criação de um produto até o consumidor final.

Outra dica é não se ater a valores ao escolher fornecedores, visto que há fatores mais relevantes que podem gerar prejuízos para o seu negócio. Pode ser que o fornecedor que você contratar entregue produtos diferentes, e isso fará com que a sua empresa assuma a responsabilidade por esses produtos.

4. Organize os processos com a Gestão de fornecedores

Criar e manter uma boa organização dos processos para todos os setores da empresa é essencial. Portanto, organize todos os processos, desde a contratação da equipe de funcionários até os suprimentos.

Assim, será bem mais prático lidar com os fornecedores, identificando pontos de melhoria. Aliás, de nada adianta ter objetivos e metas definidas sem ter um processo correto para tornar viável um planejamento.

Também é interessante adotar algum software de gerenciamento, já que isso facilita o acesso e a visualização das informações.

5. Construa um bom relacionamento com os fornecedores

Já percebemos que trabalhar em parceria com os fornecedores é crucial para ter sucesso no negócio. Então, é muito importante entender que as negociações e o relacionamento devem ser baseados em uma troca vantajosa para todos os envolvidos, ou seja, ambos devem ganhar.

Dessa forma, será muito mais fácil adquirir vantagens em serviços e produtos, e ainda obter os itens de maior qualidade, negociando reduções nos valores. O resultado para a sua empresa será de grandes vantagens à frente da concorrência.

Investir em uma boa gestão de fornecedores de serviços é fundamental, e ainda garante muitas vantagens para o seu negócio. Além de uma cadeia de suprimentos consolidados, a empresa conseguirá custos mais baixos e aumentará a eficiência dos seus serviços.

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Por TVF Telecom / 09 de novembro de 2021