PARCEIRO PLATINUM

Telefone: 0800 800-4912WhatsApp: 800 800-4912

Como utilizar dados de telefonia para tomada de decisão estratégica

Quer melhorar seu processo de tomada de decisão? Hoje em dia, o instinto não é mais suficiente se você quer continuar competitivo. A maioria das organizações percebe que os dados de telefonia podem contribuir imensamente na tomada de decisões de uma organização.

Com tecnologia subjacente a quase todos os aspectos do seu negócio, você pode usar os dados que ele gera para ver exatamente o que está acontecendo em sua organização e usar as informações para tornar seu negócio mais ágil testando diferentes cenários e seu nível de sucesso.

É por esse motivo que, com os métodos avançados de análise de hoje e a crescente disponibilidade de dados, as estruturas são cada vez mais pressionadas a tomarem decisões baseadas em dados de telefonia. Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo este artigo!

Como a análise de dados impactou os cenários competitivos?

A tomada de decisões baseada em dados valoriza as decisões de negócios respaldadas por dados verificados e analisados. Essa governança é possível e a qualidade dos dados coletados é assegurada.

Antigamente, o processo para coletar, extrair, formatar e analisar os dados era longo e trabalhoso, uma vez que especialistas eram exigidos em tempo integral. Isso, naturalmente, demandava mais tempo e as empresas acabavam perdendo o momento certo de agir e de tomar decisões.

Mas hoje, o desenvolvimento e a democratização do software de business intelligence permite que qualquer pessoa analise e obtenha informações sobre seus dados, exigindo um suporte muito menor do departamento de TI para produzir os relatórios que mais tarde precisam ser analisados, acelerando então o processo de decisão.

A partir daí, nasceu a ciência dos dados: quando as habilidades de estatísticas e conhecimentos se encontram. Essa estratégia  envolve a peneiração de grandes quantidades de dados brutos para tomar decisões inteligentes, podendo aumentar os lucros do negócio e reduzir suas despesas.

Essa análise traz velocidade, eficiência e capacidade de usar dados para tomar decisões a curto e longo prazo.

Como usar informações para a tomada de decisão?

Hoje, as principais empresas em todo o mundo usam dados para tomar decisões sobre seus negócios.

Ao mudarem seu foco para os dados em vez de confiarem apenas na perspicácia empresarial, essas empresas ganharam uma vantagem estratégica significativa em relação aos seus rivais.

Confira abaixo apenas algumas das vantagens que sua empresa pode ter ao tornar-se uma organização baseada em dados:

  • permanecer competitivo
  •  desfrutar de uma visão mais profunda sobre o cliente e sua jornada.
  • economizar ao não precisar armazenar grandes volumes de dados — especialmente se eles forem para fins de conformidade.
  • detectar oportunidades novas ou perdidas, ajudando a empresa a crescer e a melhorar regularmente.
  • tornar-se mais ágil e melhorar a capacidade de responder aos mercados.

De onde são provenientes os dados para a tomada de decisões?

Algumas das tecnologias que os empresários podem usar para coletar dados de seus clientes incluem:

  • telefone: para dar suporte ao cliente, construção de relacionamentos e entrevistas em profundidade.
  • SMS: para testar a consciência de seu produto ou serviço. Você pode perguntar “Você já ouviu falar sobre o produto X?” e assim entender a percepção de sua concorrência pelo cliente.
  • resposta de voz interativa: para interagir com os consumidores, reunir informação e encaminhar as chamadas para o destinatário apropriado.
  • internet: para a análise de dados quantitativos e qualitativos.Você pode usar e-mail, formulários do google e sites de redes sociais como Facebook e Twitter.

Como planejar uma estratégia de tomada de decisão baseada em dados de telefonia? Confira 7 dicas!

1. Defina os objetivos

Para obter o máximo de suas equipes de dados, é preciso definir os objetivos antes de começar a análise. Determine uma estratégia para seguir as necessidades do seu negócio e estabeleça indicadores de desempenho chave (KPIs) claros.

2. Encontre as questões não resolvidas

Uma vez que sua estratégia e metas estão definidas, você precisará resolver as questões corretas de análise de dados e ajudar as equipes a se concentrarem nos dados certos, economizando tempo e dinheiro.

3. Determine as tecnologias que você precisa investir

Você precisará da tecnologia certa para desenvolver os meios para obter, manipular e analisar dados. Isso significado que será preciso fazer um investimento em ferramentas analíticas de nível empresarial, que são necessárias para melhorar o desempenho e os recursos para executá-lo.

Porém, antes de investir em tecnologias, é fundamental se certificar de que sua empresa possui um processo sólido e organizado para escolher as melhores ferramentas que ela precisa.

4. Use uma abordagem ágil

O uso de dados pode começar aos poucos — especificando um problema do negócio e encontrando uma maneira de resolvê-lo.

Dessa forma, gastar muito dinheiro em um projeto enorme não é uma boa ideia, sendo muito mais vantajoso apostar em  uma abordagem ágil e interativa baseada nas necessidades atuais.

5. Tenha qualidade nas informações

A qualidade dos dados é a condição de um conjunto de variáveis ​​quantitativas e qualitativas, que devem ser utilizadas em operações, tomada de decisão e planejamento.

Um bom gerenciamento da qualidade de dados — desde a aquisição, manutenção, disposição até os processos de distribuição em vigor dentro de uma organização — também é importante no futuro uso de tais dados.

A coleta só é boa se bem gerida e explorada depois, caso contrário, o potencial dos ativos permanece intacto e inútil.

6. Encontre os dados necessários

Entre os dados que você reuniu, tente se concentrar naqueles que o ajudarão a responder as questões não resolvidas definidas na etapa anterior.

Uma vez identificado, verifique se você já possui esses dados coletados internamente, ou se você precisa configurar uma maneira de coletá-los ou adquiri-los externamente.

7. Analise e entenda

Embora isso possa parecer óbvio, é necessário mencionarmos: depois de configurar o quadro de todas as perguntas para responder e a coleta de dados, você precisa lê-lo para extrair informações importantes que o levarão a tomar decisões empresariais orientadas por dados, melhorando assim o desempenho de sua empresa e torná-la mais competitiva.

Não deixe de conferir também todos os nossos serviços e produtos, clicando no botão abaixo!

Produtos Ecotelecom - Vivo Empresas

Por TVF Telecom / 29 de marco de 2022