You are currently viewing Como escolher seu sistema PABX

Como escolher seu sistema PABX

Com o nível de competitividade cada vez mais acirrado, nada melhor do que a implantação de sistemas que ofereçam agilidade, maior produtividade e redução dos custos.

Dentro desse universo, o sistema PABX (troca automática de ramais privados) é fundamental na captação de novos clientes, assim como no auxílio da comunicação interna entre os colaboradores de pequenas, médias e grandes empresas.

Entendendo que o sistema pode ser analógico, digital, híbrido, IP e virtual, muitos empresários ficam na dúvida sobre qual modelo escolher. E você, conhece quais fatores devem ser analisados? É o que mostraremos neste post! Venha conosco e faça a escolha certa.

O que analisar antes de escolher o sistema PABX

Antes de fechar um contrato com uma operadora de telefonia, os gestores devem conhecer profundamente a realidade da empresa e as necessidades para auxiliar na comunicação.

Para isso, faça um balanço interno para saber a quantidade de telefones que serão necessários para um bom funcionamento dos processos de todos os funcionários, assim como os tipos de equipamentos que solucionarão a demanda apresentada.

Uma boa dica é a realização de reuniões com os colaboradores que mais utilizam os aparelhos, como vendedores, para saber quais são suas dificuldades no dia a dia e o que necessitam para agilizar os processos.

Veja também a disponibilidade financeira da empresa para o investimento e trace uma meta a curto prazo para solucionar todas as necessidades. O ideal é que o sistema PABX gerencie e integre todos os canais de comunicação entre colaboradores, fornecedores e clientes. Conheça os tipos mais comuns no mercado logo abaixo.

Sistema analógico

Trata-se do modelo mais antigo, contendo recursos básicos de comunicação. Nele, é possível realizar o bloqueio de chamadas a cobrar, além da inserção de senhas para os ramais internos.

O sistema só funciona por meio de linhas analógicas e está quase defasado no mercado de telecomunicações, sendo pouco recomendado.

Sistema PABX digital

Apesar de contar com os mesmos recursos do sistema analógico, o digital sai na frente pelas seguintes vantagens: maior qualidade nas chamadas e também nas funcionalidades. Entre elas, podemos citar a discagem direta de ramal (DDR), além da eliminação dos ruídos.

É indicado para empresas que necessitam de muitas chamadas ao mesmo tempo e que têm um grande volume de ligações internas entre os colaboradores.

Sistema PABX híbrido

Reunindo as tecnologias analógica e digital, o híbrido é voltado para companhias que contam com uma estrutura robusta de centrais telefônicas, utilizando a internet para realizar as chamadas em um sistema de interfaces, também conhecido como VoiP.

Muito utilizado na atualidade, o sistema tem como desvantagem possíveis desconfigurações, o que exige constantes manutenções. Já o ponto forte é a integração das linhas convencionais, digitais e VoiP.

Sistema PABX IP

Com diversas funcionalidades, o sistema IP é como um servidor Proxy, ou seja, coordena e permite as ligações com as linhas das operadoras VoiP.

O ponto positivo é que a empresa pode gravar as ligações, sendo um auxílio para reuniões a distância ou atendimento aos clientes. É possível analisar a produtividade da equipe, fazer seleção automática das linhas e gerenciamento dos custos das ligações.

Sistema PABX Virtual

Trata-se do sistema mais moderno existente no mercado, também chamado de PABX na nuvem. Tem as mesmas vantagens do IP, mas a diferença é que mantém o servidor em Data Center e não in loco.

Veja as vantagens ao instalar um sistema PABX

As empresas que contam com sistemas PABX observam melhorias na redução dos custos, tendo em vista que as ligações internas não são cobradas. Otimiza, ainda, a comunicação, com melhoria na produtividade.

Vale a pena você pesquisar a credibilidade da empresa escolhida para prestar o serviço, analisando a qualidade e reputação no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Você tem uma experiência com o sistema PABX para contar? Então deixe aqui o seu comentário!

Sobre a Ecotelecom

Atuamos no mercado de telefonia corporativa desde novembro de 2008. Com sede na capital de SP, temos uma infraestrutura física instalada nas principais cidades do Estado de São Paulo, e também presença nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. São 10 Filiais e cerca de 130 colaboradores preparados para levar a solução ideal em telecomunicações para o seu negócio como Internet Vivo FibraLink Dedicado para Empresas, Locação de Computadores e NotebooksInternet Móvel e também Office 365

Este post tem 5 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.