4 coisas que você precisa saber sobre telefonia IP

A telefonia pela internet, conhecida também como VoIP (Voice over Internet Protocol ou Voz sobre Protocolo da Internet), ainda é algo que causa dúvidas nas pessoas em relação ao seu funcionamento, mesmo sendo utilizada já há muito tempo. Embora tenha ganhado maior visão no mercado atualmente, esse uso ainda tem seus mistérios na cabeça dos indivíduos.

Então, trouxemos neste post as questões levantadas para sanar suas dúvidas a respeito da telefonia IP. Quer saber mais sobre o assunto? Siga conosco nessa leitura.

1. O que é telefonia IP?

Telefonia pela Internet é uma tecnologia na qual é possível receber e fazer chamadas telefônicas por meio de uma conexão de rede. Como já utilizamos a internet para a transmissão de diversos dados, fica mais fácil e simples a infraestrutura desse método de conexão do que o convencional, que tem ajustes mais complexos.

2. Quais as vantagens de implementar telefonia IP na minha empresa?

São várias as vantagens que a telefonia IP traz para seus usuários, principalmente no que diz respeito às empresas. Veja algumas:

  • é possível ter maior escalabilidade, salvando vários números no seu ramal e aumentando o quanto for necessário;

  • torna-se fazível realizar o atendimento personalizado, organizar as ligações com fila de espera para atendimento, gravações de ligações, atendimento automático, entre outros;

  • permite fazer chamadas de vídeos — o que somente a telefonia IP permite atualmente;

  • possibilita a conexão com o seu número empresarial mesmo que você esteja fora do local de trabalho, quando estiver realizando atendimentos com clientes em outros estabelecimentos. Basta estar conectado a uma rede de internet para utilizar seu número.

  • conexões telefone a telefone, PC a PC e telefone a PC, ou seja, não é limitado apenas a um tipo de conexão de telefonia.

3. Como implementar na minha empresa?

Por ser uma infraestrutura mais simples do que a telefonia convencional e a maioria das empresas já contarem com internet em seus locais de trabalho, a implementação da tecnologia de telefone pela internet se resume a basicamente três opções de instalações:

  • Softphones: são softwares que permitem ter a mesma experiência de um telefone convencional. É possível instalar em diversos aparelhos como smartphones, tablets, notebooks e computadores de mesa. Será necessário apenas a contratação de um plano VoIP;

  • Adaptadores de Telefones Analógicos: os ATAs são equipamentos que se conectam aos telefones de mesa para alterar o seu sinal analógico (telefonia convencional) para digital (telefonia IP). Dessa maneira é possível aproveitar todos os recursos da telefonia pela internet com os mesmos equipamentos do método convencional, sem investir muito em novos equipamentos;

  • Telefones IP: esses já são desenvolvidos especialmente para a telefonia digital, permitindo maior qualidade em seus atendimentos. Ele já recebe o sinal digital da operadora que foi contratada para disponibilizar os serviços de VoIP, e possui diversos recursos que melhoram a rotina de trabalho.

4. A telefonia IP é um serviço gratuito?

Algumas operadoras têm pacotes VoIP gratuitos e os disponibilizam para os seus clientes, porém, eles são limitados e disponibilizam poucos minutos mensais. Não é vantajoso para empresas que querem trabalhar com atendimento personalizado e profissional. Portanto, o ideal é contratar um plano especializado para a demanda do seu negócio.

A telefonia IP é um ótimo investimento para as empresas. Permitindo maior proximidade com seus clientes, já que é possível realizar atendimentos personalizados, chamadas de vídeos e acessar seu número empresarial mesmo fora do local de trabalho.

Gostou de saber mais sobre a telefonia IP? Compartilhe com seus clientes, amigos e funcionários, para que mais pessoas se integram a essa forma de telefonia digital.

Deixe uma resposta

Fechar Menu